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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cuidados com a bateria do seu Carro

As baterias mais antigas precisam ter seu nível verificado e completado semanalmente com água destilada, mas hoje em dia, com as baterias seladas, quase não há preocupação, pois elas não precisam de qualquer tipo de manutenção.
 
Com alguns cuidados pode-se proporcionar uma vida útil maior para sua bateria:
- Evite deixar faróis ou outros equipamentos elétricos ligados enquanto o veículo não estiver em funcionamento.
- Dê partidas por no máximo 5 segundos, e se o carro não pegar aguarde 30 segundos para uma próxima tentativa.
- Se a bateria descarregar, procure um auto-elétrico e carregue-a utilizando um aparelho de carga lenta, pois se for de carga rápida pode-se danificar a bateria.
Dicas e resultados

 

Nunca desconecte os cabos da bateria com o motor em funcionamento.
   
Queima de alguns dos componentes do veículo, pois há uma sobrecarga / interrupção na alimentação com todo o sistema operando.
Sempre que precisar desligar a bateria, desconecte primeiramente o polo negativo e depois o positivo da mesma: e para reconectar os cabos faça o inverso.
  
Pode ocasionar faísca / pico
de tensão podendo danificar algum componente.
Antes de utilizar um carregador de bateria no veículo desligue os dois pólos da bateria e nunca coloque outra bateria em paralelo (chupeta).
   
Queima de alguns dos componentes do veículo pois pode ocorrer uma sobregarga na alimentação do sistema.
Para executar um serviço de solda elétrica, mig ou tig, desligar e remover todas as centrais elétricas do veículo e também a bateria.
   
Pode ocasionar a queima de componentes.
Nunca desconecte o chicote da ECU com a chave de ignição ligada.
   
Queima de alguns dos componentes do veículo, pois pode ocorrer uma sobregarga na alimentação do sistema.
Para executar um serviço de funilaria é preciso desligar e remover todas as centrais elétricas e a bateria do veículo.
   
Pode ocasionar a queima de componentes.
Uma pessoa pode acumular energia estática em seu corpo, o corpo pode descarregar esta carga no veículo, portanto, antes de mexer nas centrais do veículo coloque a mão na carroceria do veículo para descarregar a energia estática do seu corpo.
   
Queima de alguns dos componentes do veículo, pois pode ocorrer uma sobrecarga na alimentação do sistema.
Todos os conectores do chicote devem estar firmente conectados e os terminais da bateria perfeitamente limpos.
   
Pode ocasionar mau contato da fiação e um mau aterramento do sistema, podendo ocasionar oscilação na marcha-lenta ou até mesmo o motor deixar de funcionar.
Nunca “de tranco” para ligar o veículo – além de poder causar uma mudança na posição da correia dentada do comando de válvulas, pode provocar uma falta de sincronização. Como a bateria está com pouca carga, o alternador pode provocar uma elevada tensão para a ECU.
   
Pode danificar o motor, se houver contato entre as válvulas e os pistões;
pode provocar uma elevada tensão para a ECU.
Veículos com sistema de Imobilizador (chave eletrônica): o cliente deve estar sempre com os números do sistema de imobilizador (cartão ou a etiqueta de identificação) o qual vem junto com os manuais do veículo.
   
Dificuldade para o profissional (mecânico) para poder codificar a(s) chave(s) do veículo.
Veículos com sistema de Imobilizador (chave eletrônica): O cliente deve estar atento a luz indicadora do painel de instrumentos, no caso dos veículos (FORD, GM e VW) se está piscando ou se fica acesa (FIAT). Nesta situação o veículo não irá funcionar. Não insista de maneira alguma a dar partida ou tranco no veículo.
   
Chave(s) com problema ou Central do Imobilizador.
Veículos com imobilizador não podem de maneira nenhuma utilizar chaves normais sem transponder.
   
Ocasiona o travamento do sistema de Imobilizador, o veículo não funciona.
Se acabar o combustível do veículo, não fique tentando dar partidas.
   
Pode queimar a bomba de combustível.
Manter sempre a água do sistema de arrefecimento limpa e com aditivo.
  
Consumo elevado de combustível.
Água suja pode dar oscilações na marcha-lenta.
Nunca deixe o sistema de arrefecimento com vazamentos.
  
Ocasiona superaquecimento do motor.
Consumo elevado de combustível. Baixo desempenho.
Velas de iginição, utilizar sempre as recomendadas pelo fabricante.
   
Caso não utilize as recomendações, ocasionará consumo elevado de combustível, baixo desempenho, pré-ignição, interferência no sistema de injeção eletrônica.
Verifique que o catalisador e o escapamento estejam sempre em perfeito estado.
   
Consumo elevado de combustível.
Baixo desempenho.
Óleo e filtro de óleo: sempre troque no tempo correto por kilometragem ou pelo tempo especificado pelo fabricante do óleo e de preferência utilize o óleo recomendado pela montadora do veículo.
   
Desgaste prematuro do motor.
Baixo desempenho.
Formação de borra no interior do motor, provocando até um entupimento da bomba de óleo.
Rodas e Pneus: nunca aumente o seu diâmetro (altura total).
  
Afeta diversos sistemas:
Injeção Eletrônica, Painel de instrumentos, ABS, Transmissão Automática, Computador de bordo,
Air Bag.
Também marcará velocidade menor no painel de instrumentos.
Mantenha sempre os pneus do veículo calibrados.
  
Desgaste prematuro dos pneus.
Diminui a estabilidade no veículo.
Aumenta o consumo de combustível.
Combustível adulterado (álcool, gasolina ou diesel) procure sempre por um de boa qualidade.
  
Consumo elevado de consumo.
Baixo desempenho.
Pré-ignição.
Mau funcionamento do sistema de injeção eletrônica.
Pólos positivo e negativo da bateria: mantenha sempre limpos e bem conectados.
   
Dificuldade em dar partida.
Interferência no sistema de injeção eletrônica.

Fonte: guia.mercadolivre.com.br

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