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sábado, 6 de outubro de 2012

Novidades em som automotivo | Empresas trazem!!!

Alguns fabricantes do setor de som automotivo aproveitaram o mês de outubro para apresentar novidades, como é o caso da Clarion, Fênix e Stetsom. A primeira lançou o CD-player DXZ 785 USB, que chega às lojas com preço sugerido de R$ 989. O equipamento traz como destaque um processador de áudio e alinhamento de tempo. Ele ainda vem equipado com conexão USB que permite ligá-lo a qualquer tipo de MP3-player portátil. Reproduz mídias variadas, como MP3, WMA, AAC, além de CD-R/RW. Também vem como controle remoto e potência de 53 W por 4 canais.

A Fênix, por sua vez, apresenta sua nova linha de alto-falantes hexaxiais, que ganhou nova composição. Agora, contam com montagem de cone e borda de borracha PPU com sistema injeção dupla. Além disso, traz fixação simultânea da borda no cone, o que, segundo a fabricante, garante maior durabilidade, resistência e evita ruídos. O modelo chega em dois tamanhos, sendo um de 6" e outro de 6" x 9", ambos com potência de 120 W RMS.


Quem quiser amplificar a potência do som, pode contar agora com o novo módulo Vulcan 2K-5, da Stetsom. O equipamento traz boa dimensão, o que facilita sua instalação em diversos locais da carroceria. Além disso, pode ser adquirido com 2 ohms e potência de 2.500 W RMS, ou então em 4 ohms, com potência de 1.850 W RMS. 


fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI14953-10337,00.html

terça-feira, 2 de outubro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cuidados especiais ao limpar vidros com película protetora

Cuidados especiais ao limpar vidros com película protetora - Trocar também assim que perder a proteção!


Se você instalou o produto conhecido como insulfim no seu carro, então precisa de certos cuidados ao fazer a limpeza dos vidros. E essa atenção começa ao sair da loja. De acordo com o pesquisas e estudos de consultorias técnicas, o prazo de secagem da película é de 72 horas. Durante esse período, o usuário não poderá subir ou descer o vidro e, principalmente, limpá-lo.

A limpeza de vidros com película protetora. “A melhor maneira de higienizar o vidro com insulfilm é utilizando uma solução caseira. A receita consiste em três copos de água para cada um de álcool. Essa mistura deve ser borrifada e espalhada com uma flanela”, orienta. Antes de iniciar o processo é necessário verificar se há partículas de poeira nos vidros. “Passe levemente um espanador ou uma flanela seca sobre a superfície. Assim, a camada de sujeira será removida, ajudando a prevenir aqueles riscos indesejados”, esclarece.

Outras dicas ajudam a preservar a película. Procure abrigar o veículo do sol. Uma das finalidades do insulfilm é proteger o interior do carro contra os raios solares, mas ele pode ser desgastado com essa exposição. Cuidado ao usar assessórios como anéis e relógios. Esses artigos podem danificar a película.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

H Buster - Linha de Som (DVD, MPE e Telas)

Se você acha muito bom ter um carro equipado com DVD player dotado de monitor LCD retrátil de 7" com funções acessíveis na tela (touch screen) e capaz de reproduzir DVDs e CDs gravados em diferentes tipos de mídia e formatos de arquivo, vai achar perfeito um aparelho que, além disso, possui um sofisticado sistema de navegação por GPS que indica as melhores rotas para você chegar ao seu destino e, entre outras facilidades, informa a localização de pontos de interesse (bancos, hospitais, restaurantes, bares etc.) ao longo do trajeto. Linha de áudio e vídeo H-Buster 2009: o trânsito para, nossa tecnologia não.



Monitor TFT-LCD de 7"



A H-Buster é uma empresa 100% nacional, que deu início às suas atividades no Brasil em 1997 e, dois anos mais tarde, inaugurou em São Paulo a sua primeira fábrica, destinada à produção de alto-falantes para uso automotivo. A preocupação, desde cedo, com a qualidade dos produtos, a distribuição, a competitividade, o atendimento ao cliente e a atenção para com os consumidores fez com que, rapidamente, a empresa chegasse a uma posição de liderança do segmento no mercado interno.

Expandindo sua atuação, em 2003, a empresa inaugurou a segunda planta no Brasil, desta vez no Pólo Industrial de Manaus, onde começou a produzir aparelhos de áudio e vídeo automotivos (inicialmente CD/MP3 players, seguidos de DVD players e monitores de LCD).

Dois anos mais tarde, em agosto de 2005, as atividades desenvolvidas na primeira unidade fabril foram transferidas para uma nova, ampla e moderna fábrica instalada em Cotia, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, onde passaram a ser fabricados os alto-falantes, que já gozavam de excelente reputação no mercado.

Em 2007, a unidade industrial de Manaus foi reinaugurada, após o término das obras de ampliação e modernização, que permitiram à H-Buster aumentar o volume de produção de aparelhos de áudio e vídeo para atender o aumento da demanda pelos seus produtos. Essa mesma fábrica veio a sofrer novas ampliações em períodos mais recentes, devido à entrada da empresa, no final de 2008, no segmento de TVs de LCD. Fonte: http://www.hbuster.com.br/web_site_antigo/noticiadetalhe.asp?a=010

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alarmes, Vidros e Travas Elétricas


Travas Eletricas:

1- A chave de um carro  com trava elétrica tem um controle remoto, formado por uma pequena placa eletrônica. Quando alguém aperta os botões de controle da chave, o chip dessa placa cria um código que pode ter mais de 1 trilhão de combinações numéricas. Esse código garante que a chave de um carro não acione a trava de outro veículo.

2- Para chegar ao carro, o código precisa do impulso de um minúsculo transmissor, que também fica na placa eletrônica da chave. Além do código gerado pelo chip, o transmissor envia um outro código, chamado de função, que representa o comando travar ou destravar portas. A combinação dos dois códigos torna o sistema ainda mais seguro.

3- Os códigos saem do transmissor via ondas de rádio, que se propagam pelo ar até serem captadas por um sistema de alarme. Esse equipamento fica na central elétrica do carro, em geral, atrás do painel. Por meio de fios, o alarme está conectado a outra peça, a centralina, um tipo de processador que traduz o código recebido e gera um pulso elétrico.

4- Da centralina sai uma grande fiação que chega até cada uma das travas posicionadas nas portas do carro. Geralmente, a trava na porta do motorista, chamada de trava mestre, recebe mais fios, pois é a partir dela que as demais travas vão realizar o movimento de fechar ou abrir as portas.

5- Toda trava possui um pequeno motor que aciona um conjunto de engrenagens dentro dela. Dessas engrenagens saem hastes metálicas que atravessam a porta até a fechadura. Dependendo do comando recebido da centralina, as engrenagens da trava movimentam as hastes metálicas para abrir ou para bloquear a fechadura da porta.

Vidros Eletricos:
Com a Eleva Vidro Elétrico, seu carro, nacional ou importado, terá o melhor equipamento já desenvolvido.

A Eleva Vidro Elétrico, desde 1996, fabrica kits de vidro elétrico com total qualidade e eficiência.
Somos especialistas em levantadores elétricos para vidros de automóveis. Também instalamos e consertamos máquinas elétricas de caminhões, furgões e automóveis de qualquer tipo, inclusive modelos antigos.
Temos mão de obra especializada, qualidade, agilidade e os melhores preços. Confira!

Travas Eletricas:
A trava elétrica consiste basicamente de um sistema eletro-mecânico agregado à porta e acionado eletronicamente através das chaves do veículo ou com o auxilio de um alarme automotivo.

Nos automóveis, os alarmes recebem um código do controle remoto que pode ter combinações infinitas de números que são captadas por uma centralina, um dispositivo que identifica os códigos numéricos e os transforma em pulsos elétricos que acionam o motor da trava e abrem e fecham as portas, ela dispõe de um motor pequeno que movimentam várias engrenagens em seu interior assim, ela trava e destrava o carro.

O controle dispõe geralmente de uma bateria que o alimenta, a carga da bateria determina o alcance do controle. Normalmente ele tem um led que avisa quando é efetuada alguma operação. As travas podem ser acopladas ao alarme do carro, tornando mais prático ainda a armação do alarme e travamento do carro por um único só comando.

Consulte Condições (34) 3222-9391 - Krakatoa Sound System

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Novidades produtos Automotivos Pioneer


Anime seus caminhos com a linha de produtos Automotivos Pioneer.

Escolha um Pioneer CD-player ou DVD-player para te acompanhar em todos os caminhos e complemente a qualidade e a potência de seu som com os alto-falantes e subwoofers Pioneer.

Além de ser um som pra toda vida, também é pra todas as conexões. Conheça aparelhos com entradas para USB, câmera de ré, GPS, cartão micro SD, iPod, iPhone e muito mais.

O novo alto-falante 6x9, TS-A6964S, traz o conceito Open & Smooth, desenvolvido pela Pioneer para deixar sua experiência musical ainda melhor. O TS-A6964S tem componentes especialmente desenvolvidos para garantir ampla resposta em frequência e alta sensibilidade. Outra característica importante deste novo modelo é a capacidade para reproduzir graves encorpados.
- Bobina de voz em cobre revestida com resina de Poliéster resistente ao calor
- Mid-range de 57 mm com diafragma de papel
- Suspensão de tecido e espuma emborrachada
- Tela de proteção incluída
- Tweeter de 17 mm feito com PET
- Woofer com cone de Carbono Grafite IMPP, com fibra de aramida entrelaçada
"Ouvir música com potência acima de 85 decibéis pode causar danos ao sistema


Tenha muito mais potência e qualidade sonora com o novo alto-falante 6x9, TS-A6974S. Especialmente projetado com cone IMPP com fibras de aramida e bobinas revestidas com resina de poliéster, o TS-A6974S reproduz graves poderosos e suporta trabalhar com temperaturas mais elevadas sem comprometer a qualidade do som.
- Bobina de voz em cobre revestida com resina de Poliéster resistente ao calor
- Mid-range de 57 mm com diafragma de PET e borda de tecido
- Suspensão feita com polímero elástico leve
- Tela de proteção incluída
- Tweeter de 17 mm feito com PET
- Woofer com cone de Carbono Grafite IMPP, com fibra de aramida entrelaçada
"Ouvir música com potência acima de 85 decibéis pode causar danos ao sistema



Fonte: http://pioneer.com.br/produtos/automotivos/alto-falantes

sábado, 22 de setembro de 2012

Hurricane | Qualidade em som e equipamentos!

“Missão”: Fabricar produtos de qualidade e tecnologia ao mercado de sonorização com preços competitivos, oferecendo o melhor entretenimento.

“Visão”: Ser a número 1 ou 2 no mercado que atuamos, pensando e agindo como uma grande corporação, com agilidade e senso de economia de uma pequena companhia.

“Valores”: Buscar sempre a integridade, respeito, trabalho em equipe, segurança, foco no cliente e foco no resultado.

“Política de Qualidade”: A empresa ALPHA fabrica e comercializa produtos eletro-eletrônicos de qualidade para a satisfação plena dos clientes, para isso a atuação de profissionais e fornecedores altamente qualificados traz uma constante melhoria.


EMPRESA

Alpha Indústria e Comércio de Eletrônicos Ltda, estamos atuando no mercado de sonorização com mais de 20 anos de experiência em produtos de alta qualidade e potência.

Toda matéria-prima utilizada em nossos produtos são componentes da mais alta tecnologia disponíveis para o público mais exigente. Você !





Fabricamos produtos com alto nível de qualidade, confiança, durabilidade e com o melhor custo beneficio. Atuamos nas mais diversas áreas com produtos das linhas automotiva, náutica, eletrônica e home.



Geramos empregos diretos e indiretos com mais de 5.000 m2 de estrutura e tecnologia em nossa fábrica, trazendo a satisfação e orgulho de trabalhar em uma empresa com uma historia de confiança e sucesso no mercado de sonorização.











Nota: Para se desfazer de equipamentos eletrônicos ao final da vida útil dos mesmos, consulte o departamento de limpeza da sua cidade a respeito da legislação da sua região quanto ao descarte e reciclagem dos mesmos.








fonte: http://www.hurricanebrasil.com.br/selProdutos.asp?linhaID=1&grupoID=54

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aplificadores e Fontes Soudigital


Fonte FT120 Corrente Nominal = 120A
Versão = 127 / 220v
Frequência = 50/60Hz
Consumo em Repouso = 0,1A 2
Consumo Máximo (127v) = 20A
Consumo Máximo (220v) = 10A
Comprimento = 166mm
Largura = 282mm
Altura = 73mm
Peso com Embalagem = 3kg









Amplificador SD10004abPotência máxima(*)  = 1000W
Resposta de frequência = 10Hz a 30KHz
Sensibilidade de entrada = 0,5V a 4V
Filtro Low Pass = 80Hz
Filtro High Pass = 150Hz
Full = 10Hz a 30KHz
Tensão de  alimentação(**) = 10V a 16V
FA  (dumping factor) = 200 @ 1Ω / 400 @ 2Ω
THD = < 0,05%
Consumo em repouso = 0,8A
Consumo máximo  = 120A
Potência com o dobro da impedância = 800W
Comprimento = 400
Largura = 282
Altura = 73
Peso(***)  = 4Kg
Impedâncias de saída = 4 CANAIS STEREO: 1Ω / 2 CANAIS BRIDGE: 2Ω


Temos outros modelos de amplificadores; Consulte-nos!



Crossover JVA - Som com qualidade total!

O crossover X3 utiliza tecnologia de última geração possuindo 2 vias de cortes (Low e Mid) e uma Flat que pode ser configurada para se tornar uma via High.
Possui filtros com cortes precisos e de alta performance que proporcionam uma alta qualidade no som bem como uma proteção para todo o sistema.
Ideal para sons internos, onde se alia um baixo custo a uma alta eficiência.




O crossover X4 utiliza tecnologia de última geração possuindo 3 vias de cortes (Low, Mid e High) e uma Flat com resposta plana, destinada a interligações de carros.
Possui filtros com cortes precisos e de alta performance que proporcionam uma alta qualidade no som bem como uma proteção para todo o sistema.




O crossover X5 utiliza tecnologia de última geração possuindo 4 vias de cortes (Low, Mid Low, Mid High e High) e uma Flat com resposta plana, destinada a interligações de carros.
Possui filtros com cortes precisos e de alta performance que proporcionam uma alta qualidade no som bem como uma proteção para todo o sistema.
Ideal para sons maiores (Paredões) onde se tem amplificadores independentes para as 4 vias.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Baterias Impact - Consulte a melhor para seu som!

Baterias Impact

As baterias Impact foram desenvolvidas para sistemas de som automotivo profissional. Diferentes das baterias comuns, elas fornecem energia mais rápido (altos picos), o que é fundamental para sistemas de áudio alta fidelidade e alta potência. Outra característica fundamental para essa aplicação é a reserva de capacidade. Quanto maior ela for, maior será o tempo para você curtir o seu som; e a Impact tem uma reserva que garante um extra para você.

A potência de uma bateria é medida em Ah (Ampère hora). Cada sistema requer uma bateria especifica, de acordo com a potência; no entanto, independente da potência nominal, é muito importante que a bateria tenha um nível alto de potência de pico. Isso garante que nos picos de frequências baixas (graves e sub-graves) o sistema tenha energia suficiente. Esse é o diferencial das baterias Impact.

Uma Impact consegue oferecer tudo isso porque diferente de uma bateria comum. As placas que compõem os elementos são maiores e em maior número, mais espessas, com maior quantidade de material ativo e com composição química específica para esta aplicação. Além da qualidade garantida pela certificação ISO900, utilizamos em nosso processo o sistema DAP10 Advanced, que são compostos especiais adicionados às placas da bateria, o que assegura o controle das reações químicas que agem diretamente em características como Durabilidade, Autonomia e Potencia, melhorando substancialmente essas três características.

Instale Impact no seu som, pois de nada adianta bons equipamentos se eles não tiverem energia de qualidade.

São cinco modelos: SPL 400, SPL 450, SPL 650 Flex, SPL 700 e SPL 850

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cabos RCA

Conheça as características que identificam o padrão RCA

Para começar a falar sobre os diversos cabos e conectores que constituem o padrão RCA, vamos iniciar falando um pouco sobre os cabos em geral.

Todo e qualquer cabo possui quatro componentes elétricos, que são: resistência por metro, impedância, capacitância e indutância. A alta resistência diminui a intensidade do sinal e é uma resistência em série com a unidade geradora até o amplificador. A capacitância causa a limitação na resposta do cabo, criando atenuações consideráveis em altas frequências. É análogo a um capacitor em paralelo com a carga, que direciona os sinais de alta frequência para o fio terra. Quanto maior a capacitância, mais baixa é a frequência em que isto começa a ocorrer. Para cabos curtos a capacitância não chega a ser o maior problema, exceto quando temos aparelhos com deficiências de sinal. A indutância também atua como um filtro low pass (passa baixa), e possui um efeito muito mais danoso para o sinal de áudio.

Normalmente um cabo com baixa capacitância possui grande indutância, e cabos de baixa indutância possuem capacitâncias mais altas. Isto por que, quanto mais próximo estiver o condutor de sinal do condutor terra, mais se diminui a indutância (anulam-se os campos magnéticos). Porém isto eleva a capacitância. O inverso também é verdadeiro. A única forma de se ter um cabo com valores baixos de indutância e capacitância é investindo em materiais nobres na sua construção, o que justifica o alto preço envolvido. Uma coisa que pode aumentar a indutância é enrolar o cabo em bobinas, por isso o excesso de cabo RCA ou dos cabos dos alto-falantes e principalmente o de alimentação não devem ser enrolados juntos debaixo do banco ou do carpete do veiculo.

Independente da qualidade e procedência do cabo, ele sempre vai ter estes três componentes, que podem ser menores ou maiores, sendo que quanto menor a resistência, capacitância e indutância, melhor o cabo, pois o sinal passa com a menor alteração possível. Sem entrar na discussão dos audiófilos, quando possível, faça a comparação de um cabo de média qualidade e outro de alta qualidade.

Deve-se lembrar que as diferenças, ao contrário do que muitos dizem, não significam que seu sistema sonoro mudará da água para o vinho. Ele melhorará sim, numa proporção que depende dos outros equipamentos, mas que podem ser sentidas nos pequenos detalhes que, quando percebidos, dão outra dimensão ao ato de ouvir música.

Portanto, concentre seus investimentos primeiro em amplificadores, unidades de audio (CD e DVD) e alto-falantes. Não adianta testar ou comparar um cabo de alta qualidade, baseando-se em equipamentos de baixa qualidade em gerar sinal. Exemplo: utilizando um CD player ou mesmo amplificador de péssima qualidade, o resultado obtido não será real e não fará diferença nenhuma, mesmo no cabo de alta fidelidade vai ser tudo igual, ou seja, distorção de sinal generalizada, pois o cabo não corrige, apenas transporta o sinal de uma fonte à outra.
Os cabos RCA tem tendência a dar problema, principalmente quando a qualidade é duvidosa. Evite cabos com conectores injetados, pois eles costumam ter problema de contato nas conexões internas. No caso de problemas nos conectores injetados, a única solução é cortar o conector e colocar outro, o que vai dar trabalho e esteticamente não agrada. Para evitar transtornos depois da instalação, sempre teste os cabos com um multímetro procurando por circuitos abertos, ou curtos-circuitos.

Passe os cabos com cuidado, evitando quinas e locais onde exista algum metal que possa cortar ou dobrar muito o cabo, caso o cabo se rompa ou tenha problema de circuito aberto, não convém fazer uma emenda no meio do cabo, sendo necessário substituí-lo. Para passar os cabos nos orifícios da lataria, utilize anéis de borracha, ou cubra com alguma fita que proteja o cabo, utilize silver-tape ou abraçadeiras plásticas para fixar os cabos embaixo do carpete.

Nos cabos RCA, os problemas encontrados geralmente ocorrem nos plugs e juntas entre conector e cabo, estes pontos são os mais exigidos, onde a flexibilidade do cabo pode evitar transtornos com mau contato. Se o plug é de boa qualidade o conserto é simples, precisando apenas cortar o cabo e fazer a solda novamente.

Uma boa conexão entre plugs (macho e fêmea) depende de um bom contato entre os dois, alguns conectores machos não têm pressão suficiente e acaba sem pressão para fazer o contato com precisão, ficando frouxo, assim causando problemas de sinal e até ruídos; para evitar teste a pressão do seu conector macho antes de finalizar a instalação.

Ruídos: É bom saber que os problemas de ruído por indução, ocorrem geralmente em carros que têm muitos acessórios acoplados, principalmente quando se trabalha com um nível de sinal de saída baixa (abaixo de 2 volts). Geralmente nos sistemas convencionais, quando ocorre algum tipo de ruído, é problema de instalação ou algum equipamento com defeito, raramente o problema encontra-se no veículo. Muita atenção aos tipos de cabos utilizados, pois eles também podem ser sensíveis a ruídos.

Os cabos RCA blindados existem há muito tempo e se apresentam em vários modelos. Alguns possuem um fio que passa entre os dois cabos. Este fio tem origem em sistemas profissionais, onde vários equipamentos, sem contato com um terra único estão sujeitos a ruídos causados por ground loops. Estes ruídos ocorrem quando existem diferenças de potencial de terra entre os aparelhos, o que provoca uma DDP (diferença de potencial) circulando pela blindagem dos cabos, causando ruídos. A função deste fio é aterrar os equipamentos, reduzindo os efeitos deste distúrbio elétrico. Nunca utilize este fio como remoto.
Alguns cabos, contam com uma malha de isolamento a blindagem que são subdivididos em três niveis de isolamento:

1ª Blidagem: Formado pelo par trançado (2 fios enrolados um sobre o outro, como em cabos de rede, sendo que um deles conduz o sinal e o outro é o terra). Este trançamento possui grande imunidade a ruídos;

2ª Blindagem: Uma malha metálica que envolve os condutores, e é ligado ao terra nas duas pontas, ou em apenas uma delas (caso de cabos que possuem a direção do sinal especificada);

3ª Blindagem: Uma capa de filme metálico que cobre a segunda blindagem formando assim a tripla blindagem;

De um modo geral estes cabos fazem parte do dia-a dia do instalador espero ter esclarecido alguns dos mitos e mistérios que rondam estes cabos tão usados nos sistema de áudio e vídeo que construímos nos veículos diariamente em nossa loja.


fonte: http://www.revistaautomotivo.com.br/new/materias/60/materia-7.html

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Projetos Personalizados de Som Automotivo | Faça o seu Já!

Krakatoa Sound System | Som Automotivo e Acessórios | 34-3222-9391

Tampões



Projetos Personalizados de Som Automotivo | Faça o seu Já seu pedido!!

Sony, Em som automotivo!


A Sony está investindo fortemente no mercado de som automotivo, transformando o Brasil em um dos cinco principais países para esta categoria. A linha Xplod representa 10% do faturamento da empresa e a coloca entre as três principais marcas do segmento. Para trazer os consumidores e instaladores de som mais próximos de suas novidades e recursos, a Sony anunciou um novo site exclusivo para este público. Por meio do www.sony.com.br/xplod é possível, por exemplo, montar um projeto de som ou ver outros já criados pela empresa.

“Tendo em vista as novas formas como um consumidor decide suas compras e a importância da exposição on-line, a Sony desenvolveu este site específico para o mercado nacional. Neste novo ambiente, será possível tirar dúvidas, conhecer as novidades e saber qual é o projeto ideal para suas necessidades”, afirma Rafael Stival, gerente de produto da linha Xplod da Sony Brasil. Confira todos os diferenciais no www.sony.com.br/xplod

fonte: http://www.revistaautomotivo.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Promoção Maio de 2012 | Krakatoa Sound System Som e Acessórios Automotivos

Promoção Maio de 2012 | Krakatoa Sound System Som e Acessórios Automotivos

"SUPER PROMOÇÃO COMPRE À PARTIR DE R$ 600,00 (SEISCENTOS REAIS)
CONCORRA COM UM BILHETE PELA LOTERIA FEDERAL


APARELHO DVD USB/DVD/MP3 "3 POLEGAS"
SORTEIO DIA 02/05/2012 - LOTERIA FEDERAL


GARANTA JÁ SEUS CUPONS
"A CADA 300,00 (TREZENTOS REAIS) A MAIS GENHE MAIS UM CUPOM E AUMENTE SUAS CHANCES"


CONHEÇA A PROMOÇÃO NO FACEBOOK DA LOJA
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.213453058761558.48181.100002905961231&type=3 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alto risco: som na medida certa

Especialistas falam sobre hábito de dirigir com volume do rádio nas alturas

POR MARINA DE PAULA // FOTOS DE GUILBER HIDAKA
Guilber Hidaka
Raphael Panigalli mostra o som pesado do seu Peugeot 307
Sair do trabalho e enfrentar horas de congestionamento. Carro parado, uma fila que só aumenta...O motorista procura passar o tempo ouvindo música. Começa a cantar, acompanha o ritmo batendo as mãos levemente no volante e decide aumentar o volume. A canção parece tomar conta do ambiente e, de repente, todo o restante é esquecido. A concentração está agora na melodia e não mais no trânsito. Essa atitude cotidiana pode causar danos à saúde do motorista e à segurança viária. “Nós já temos contato com muita informação nas ruas e o som alto só agrava essa situação”, afirma Salomão Rabinovich, psicólogo e diretor do Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito (CEPAT).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a frequência sonora superior a 55 decibéis (dB) é considerada nociva aos seres humanos. Uma conversa convencional alcança em torno de 30 dB, mas o trânsito das grandes cidades pode registrar cerca de 120 dB. “Para níveis acima de 65 dB, começa o estresse gradativo, causando fadiga, irritabilidade, perturbação do sono, falta de concentração, o que prejudica a saúde e o bom desempenho das atividades diárias”, diz Teresa Maria Momensohn Santos, diretora pedagógica do Instituto de Estudos Avançados da Audição (IEAA).

Guilber Hidaka
No Peugeot 206 de Luis Macedo, há sistema de DVD com tela de 7" no painel
O volume sonoro não é o único vilão, conta com um aliado: o tempo de exposição. O número de horas que cada pessoa consegue suportar está diretamente ligado às questões físicas. “Costumamos chamar de ouvido de cristal, aquele indivíduo que tem grande sensibilidade ao som intenso. Pouco tempo de exposição já leva a uma perda auditiva. Em compensação, existem outros indivíduos, os chamados ouvidos de rocha, que suportam a exposição ao som intenso por anos, sem apresentar qualquer problema”, afirma Teresa. No Brasil, o Ministério do Trabalho criou uma norma reguladora específica para a exposição aos ruídos sonoros. A NR-15 mostra a quantidade por dia que cada ser humano deve escutar determinado nível de som.

Guilber Hidaka
Jomar Ferreira mostra o interior personalizado do seu carro, com falantes por todos os lados
Além de prejudicial ao organismo, o som muito alto também é contra as leis de trânsito. Em 2006, o Contran determinou que os carros que estiverem equipados com aparelhos que emitam sons acima dos volumes estipulados receberão multa grave e cinco pontos na carteira (a tabela abaixo mostra o volume sonoro e a distância mínima permitida).

Guilber Hidaka
Adriano Ferreira posa ao lado do seu Volkswagen Bora
Nível de Pressão Sonora Máximo - dB(A)Distância de medição (m)
1040,5
981,0
922,0
863,5
807,0
7710,0
7414,0
Fonte: www.detran.sp.gov.br


A legislação não é tudo para Rabinovich. “Precisamos ter noções de cidadania. Devemos ter respeito com os outros e conosco na hora de dirigir”, afirma.
Mas nem sempre a preocupação com a saúde física e viária prevalece. Para algumas pessoas o hobby pode vir primeiro. “Adoro escutar som alto. Já é hábito. Aconteceu da polícia me parar e pedir para fechar o DVD, mas vale a pena”, diz a bicampeã de tuning, Jomar Ferreira, que tem um equipamento capaz de atingir 111,7 dB.

Assim como ela, Adriano Ferreira é outro adepto da potência máxima. Com um som avaliado em R$ 2 mil, ele garante que falta investir mais R$ 3 mil para o equipamento ficar como sonha. “Escuto o som sempre mais alto. Faço isso para chamar a atenção da galera”, conta ao apresentar o seu som de 96,4 dB.

Guilber Hidaka
Potentes sistemas de som também tem apelo visual. No porta-malas do Vectra há té uma tela de cristal líquido
Guilber Hidaka
Durante os encontros, o som alto rola por todos os lados
No entanto, nem os técnicos de aparelhos automotivos recomendam ouvir música no último volume. “Essa frequência não é indicada. O som perde a qualidade e pode ficar distorcido”, declara André Bezerra, técnico da SP Som. Esse é um problema Rafael Toledo conhece bem. O gerente de recursos já gastou R$ 18 mil com os equipamentos sonoros e mesmo assim não consegue deixar a música muito alta. “A regulagem do alto-falante está em menos sete, senão eu não consigo ouvir, fica alto demais. Às vezes quando eu entro no prédio com o som ligado dispara todos os alarmes dos carros”, diz ao lado do seu companheiro de 109,7 dB.

O que toca no seu carro?
A preferência musical está declarada entre os veículos que carregam um som mais equipado. Nas primeiras posições aparecem as músicas com uma batida forte que exibem toda a potência do som automotivo. Veja o top 5 dos carros tunados.

1 – Eletrônica
2 – Black Music
3 – Rock Internacional
4 – Rock Nacional
5 – Dance

O tamanho do barulho
Estamos expostos há uma grande quantidade de ruídos diariamente. Mas qual será o nível que eles podem atingir? Abaixo seguem alguns dos elementos mais barulhentos das ruas.

Motocicleta – 90 dB
Sirene de ambulância – 90 dB
Sirene do caminhão de bombeiros – 98 dB
Caminhão – 100 dB
Buzina – 110 dB
Sirene do carro de polícia – 115 dB
Alarme do carro – 120 dB

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